Hoje acordei inspirada, fiz um jantar ontem \ noite que me surpreendeu. Reuni um grupo de amigos, infelizmente não consigo fazer para todos de uma vez, então faço aos pouquinhos, aproveito e peço desculpa para as pessoas que não receberam o convite, mas aguardem, os próximos serão vocês, e claro não posso deixar para a agradecer aos que vieram.
A muito tempo eu vi essa receita no Que Marravilha com o Claude Troisgros pois eu queria fazer alguma coisa com o filé mignon que tinha aqui no freezer aqui de casa, e vocês sabem como é o Google, né?!?! Sempre mostra coisas muuuuito gostosas e lindas, rs... então resolvi arriscar, mas confesso que não foi fácil como eu pensava, sabia que tinha uma leve dificuldade, mas não tanta! Ao longo da minha descrição da receita falo das minhas dificuldades e minhas sugestões para não acontecer o que aconteceu comigo.
Ah... e claro não posso deixar meu agradecimento super especial a pessoa que foi extremamente importante na execução dessa receita, minha mãe, sem ela talvez eu tinha mudado tudo, tinha feito um simples picadinho no meio do caminho!
Espero que gostem! Como a receita é um pouco grande vou separar os ingredientes em passo a passo, pelas fases da receita!
Ingredientes:
Purê de cogumelos
- 250g cogumelos Paris frescos;
- 2 colheres de sopa de cebola picada;
- 1 copo de água;
- 1 colher de sopa de alho picado;
- 100ml creme de leite fresco;
- sal;
- pimenta-do-reino;
- azeite.
Como fazer:
Corte os cogumelos em pedaços. Coloque a água e os cogumelos picados no liquidificador e bata até formar um creme. Se precisar, acrescente mais água. Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Misture o purê de cogumelos, tampe a panela, espira muito, e mexa de vez em quando. Deixe reduzir em fogo baixo até que fique bem seco, antes do ponto certo vai parecer que já ta bom, mas calma, ele seca bem. Junte o creme de leite, aqueça até ferver, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta. Deixe descansar na geladeira até ficar firme. Ele demora um pouco a ser feito, então sugiro que faça um pouco antes e depois deixe 1h na geladeira.
Ingredientes:
Filé Mignon
- 600g de filé mignon limpo e cortado em formato cilíndrico;
- sal;
- pimenta-do-reino moída na hora;
- azeite;
Como fazer:
Tempere o filé dos dois lados com sal e pimenta a gosto. Coloque azeite em uma panela bem quente e doure o filé dos dois lados, evitando espetá-lo com um garfo ou faca. (preciso abrir um parenteses aqui, essa questão do dourar dos dois lados é sério, porque se não vai soltar muito liquido quando for para o forno e vai parecer que desandou toda a receita - experiência própria, foi onde eu errei, alem do que faz demorar para assar).Depois de pronto, enrole o filé em um pano e seque bem. Pegue o filé ainda enrolado no pano e deixe descansar na geladeira por uns 15 minutos.
Montagem
- 14 fatias pequenas e finas de presunto de Parma ou 6 fatias grandes e finas;
- 400g massa folhada caseira ou congelada (encontrada nos melhores super mercados);
- 4 gemas;
Como fazer:
Em uma superfície lisa, abra uma folha de papel filme. Disponha as fatias de presunto lado a lado sobre a folha de papel filme, sem deixar espaço entre elas. Cubra o presunto com o purê de cogumelos, espalhando bem. Coloque o filé sobre o purê e, com a ajuda da folha de papel filme, enrole o filé, apertando bem o papel filme nas pontas. Guarde na geladeira por aproximadamente 30 minutos.
Espalhe farinha de trigo sobre uma superfície lisa e, com a ajuda de um rolo, abra a massa folhada (preste atenção se ela é inteira, pois existe algumas que são vendidas na forma quadrada, pronta para fazer salgados, pratos pequenos). Pincele a massa com gema de ovo, retire o filé da geladeira, desenrole o papel filme e enrole o filé com a massa folhada, fechando as laterais. Se quiser, decore com retângulos de massa por cima. Isso facilita o corte das fatias quando ficar pronto. Leve à geladeira por mais 30 minutos.
Retire o bife da geladeira, pincele a parte de cima com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.
Ingredientes:
Molho
- 1 cebola roxa picada;
- 3 dentes de alho picados;
- pimenta branca em grãos;
- tomilho;
- louro;
- alecrim;
- ½ xícara de chá de vinagre balsâmico;
- 1 xícara de chá de vinho do porto tinto;
- 1 xícara de chá de vinho tinto syrah (usei carmeneré);
- 250g manteiga gelada;
- sal;
Como fazer:
Na mesma panela em que foi feito o filé, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Misture alecrim, tomilho e louro a gosto. Amasse a pimenta com uma faca e junte ao refogado. Junte o vinagre balsâmico, o vinho do porto e deixe reduzir até quase secar. Acrescente o vinho tinto e deixe reduzir até ¾ do total. Bata o molho no liquidificador com a manteiga e tempere com sal.
Finalização
Como fazer:
Reaqueça o molho. Retire o Bife Wellington do forno, corte em fatias e disponha em pratos. Jogue o molho por cima. Se quiser, decore com ervas frescas e sirva com batatas gratinadas ou apenas cozidas.